5 Razões pelas quais deve fazer um teste auditivo

5 Razões pelas quais deve fazer um teste auditivo

5 Razões pelas quais deve fazer um teste auditivo

Fazer um teste auditivo pode não estar na sua lista de prioridades, mas mesmo que apenas tenha sintomas ligeiros, não os ignore. Chegou a altura de fazer um teste à sua audição! Aqui estão cinco boas razões para o fazer.

1. A Perda Auditiva afeta todos os aspectos da sua vida

Os nossos cinco sentidos mantêm-nos ligados ao mundo que nos rodeia – ajudam-nos a estabelecer relações e a gerar perceções do mundo. Por isso, a perspetiva de perder um destes sentidos é uma experiência assustadora e muitas vezes isoladora. Se sofre de perda auditiva, pode achar que a vida se tornou um pouco menos agradável. As suas relações com os que lhe são próximos podem ser afetadas, pode ter dificuldade em desfrutar de situações sociais e ir à praia não é a mesma coisa se não conseguir ouvir as ondas a bater na costa. Todos os aspetos da sua vida são diferentes com uma perda auditiva.

A boa notícia é que tem solução! Sabia que 94% dos usuários de aparelhos auditivos acreditam que o seu aparelho auditivo melhorou substancialmente a sua qualidade de vida?

2. A Perda Auditiva pode afetar a sua saúde em geral e bem-estar

Se tiver perda auditiva, o seu cérebro precisa de concentrar mais energia na simples tarefa de ouvir. As conversas do dia a dia tornam-se mais cansativas porque o seu cérebro trabalha mais para tentar decifrar o que está a ser dito. Isto pode deixá-lo a si e ao seu cérebro exaustos e pode afetar a sua capacidade de recordar pormenores.

A perda auditiva não tratada está associada a um maior risco de desenvolver demência – um estudo mostrou que o risco de desenvolver demência é até cinco vezes maior em pessoas com perda auditiva severa não tratada.

A perda auditiva não tratada pode até levar à depressão, e é mais provável que venha a depender, precocemente, de outras pessoas nas suas atividades diárias.

3. Pode nem ter consciência de que tem um problema

Em média, uma pessoa demora 7 anos a dar o passo para resolver o seu problema auditivo.

A perda auditiva é, normalmente, um processo lento, pelo que pode nem se aperceber que está a acontecer. Ou talvez esteja a negar a extensão da sua perda auditiva. Muitas vezes, são a família ou os amigos que primeiro oincentivam a procurar ajuda. Independentemente da severidade da sua perda auditiva, fazer um teste de audição pode dar-lhe respostas definitivas e paz de espírito. E pode iniciar a sua viagem de regresso a uma audição mais normal.

4. Quanto mais depressa detetar um problema auditivo, mais fácil será tratá-lo

Quanto mais cedo for detetada a perda auditiva, mais cedo poderá voltar a desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Uma matéria aponta que usuários de aparelhos auditivos revelou que 71% dos usuários acreditam que deveriam ter adquirido os seus aparelhos auditivos mais cedo, porque a utilização melhorou a sua vida social, saúde mental e emocional e desempenho no trabalho.

5. A Perda Auditiva é surpreendentemente comum

Cerca de 466 milhões de pessoas em todo o mundo têm uma perda auditiva incapacitante. A Organização Mundial de Saúde estima que, até 2050, mais de 900 milhões de pessoas sofrerão de perda de audição.

A perda de audição pode ser causada por uma variedade de fatores – pode fazer parte do processo normal do envelhecimento ou causada por exposição a elevados níveis de ruído durante um longo período. Algumas pessoas também já nascem com uma perda de audição.

Seja qual for a causa, existe solução. Comece por fazer um teste de audição online e, ao mínimo sinal de alteração na sua audição, marque uma consulta de audiologia na sua área de residência.

Palavras chave em destaque

Artigos relacionados

plugins premium WordPress