7 MANEIRAS DE LIDAR COM A PERDA AUDITIVA NA SUA FAMÍLIA

7 MANEIRAS DE LIDAR COM A PERDA AUDITIVA NA SUA FAMÍLIA

7 MANEIRAS DE LIDAR COM A PERDA AUDITIVA NA SUA FAMÍLIA

Alguém na sua família tem perda auditiva? É difícil para essa pessoa, mas certamente é difícil para você também. Perder a audição tende a afetar, não apenas a pessoa com deficiência auditiva, mas também as outras pessoas próximas. Como lidar quando você está tentando falar com uma pessoa com perda auditiva, mas ela simplesmente não consegue te ouvir? Nós temos algumas ideias. Preste atenção nos conselhos abaixo. 

 

1- Apoie
Demora cerca de sete anos desde quando a pessoa descobre sua perda auditiva até conseguir seu aparelho auditivo. É uma longa e difícil jornada, onde a pessoa lentamente aprende a aceitar que precisa de um aparelho auditivo. 

É uma grande descoberta. E não é fácil admitir para si mesmo e para as pessoas ao redor. 

Então seja paciente e apoie. 

Existem diversas maneiras de apoiar um parente. Abrace-o e mostre que você se importa. Pratique novas formas de comunicação. Acompanhe no profissional de cuidados auditivos, faça perguntas e ajude a escolher o aparelho auditivo. Explore aparelhos e dispositivos com audição assistida que possa ajudar e ser útil.

2- Aprenda como é ter uma perda auditiva
Talvez você consiga imaginar como é sofrer uma perda auditiva, mas existem formas de chegar a ter a experiência real. Tente um teste online de perda auditiva, ainda que esses simuladores não permitam que você experiencie cada tipo de perda auditiva, eles conseguem te mostrar como uma voz soa, dependendo do grau de perda auditiva. Desta forma, você entenderá melhor qual a sensação.

3- Seja paciente
Quando você está conversando com alguém com perda auditiva, é comum entrar em uma situação em que você sinta vontade de gritar ao invés de repetir mais uma vez o que você disse. Mas, lembre-se, ninguém está intencionalmente tentando não te entender. É que eles apenas não conseguem ouvir tão bem quanto uma pessoa com audição normal. Então, respire fundo e seja paciente. Respire fundo e repita a mensagem uma vez mais.

4- Refaça sua frase
Cada perda auditiva é individual e única. Quando um membro da sua família não consegue ouvir o que você diz, é possível que algumas frequências são inaudíveis para ele. Aumentar o tom de voz não ajudará e ainda soará mais agressivo. Tente refazer sua frase e fale mais claramente (não mais alto!)

5- Facilite a comunicação
Quando você está tentando entregar uma mensagem, você não pode presumir que o receptor irá te ouvir perfeitamente. Tenha certeza que elas são compreensíveis, e isso vale para todos, com ou sem perda auditiva. Um bom começo é ter certeza que consigam ver seu rosto enquanto você fala e que sua boca não esteja coberta.

6- Insista em aparelhos auditivos
Seu familiar sabe que existi uma razão para que ele precise de aparelhos auditivos. E se não for para usar quando ele está em volta de pessoas que querem falar com ele, qual o motivo? Insista que ele use seu aparelho antes de você falar com ele. Na maioria das vezes, isso impedirá frustração para ambos. 

Lembre-se que insistir não significa gritar e ficar impaciente antes mesmo do seu familiar ter a chance de colocar o aparelho auditivo. Você conhece bem seu familiar, então escolha o jeito certo de explicar o porquê de você querer que ele coloque. Ser gentil e paciente é um bom método. 

Se seu familiar ainda não tem um aparelho auditivo, comece ajudando-o a fazerem um teste de audição online e gratuito. Se houver indicativos de perda auditiva, ajude-o e vá até um centro auditivo. Um profissional fará uma análise e mostrará a seu familiar como lidar com isso. Muito provavelmente recomendando um aparelho auditivo.

7- Consiga ajuda profissional.
Se a comunicação se tornar muito difícil, você pode pedir pela ajuda de um profissional de cuidados auditivos. Ele poderá te ajudar com as melhores estratégias para se comunicar com seu familiar. Também, é mais fácil aceitar o conselho de um profissional nesse assunto delicado do que de alguém que você possui uma conexão emocional.

Palavras chave em destaque

Artigos relacionados

plugins premium WordPress