Como ajudar um familiar com perda auditiva?

Como ajudar um familiar com perda auditiva?

Como ajudar um familiar com perda auditiva?

A perda auditiva é uma condição que pode afetar a qualidade de vida e das relações e, muitas vezes, é difícil para os familiares lidarem com essa situação. Neste artigo, iremos abordar algumas dicas úteis para ajudar um familiar com perda auditiva.

5 dicas para ajudar um familiar com perda auditiva

Lidar com a perda auditiva de alguém que é próximo, pode ser desafiante. Mantenha um contato próximo e constante, e promova uma relação saudável ao longo do processo.
É importante promover e manter uma relação saudável com o seu familiar em caso de perda auditiva, sobretudo durante épocas complexas.

1. Reconheça o problema e respeite os limites do seu familiar
O primeiro passo para ajudar um familiar com perda auditiva é reconhecer que algo mudou e que ele/ela tem dificuldades para ouvir e participar nas conversas. Procure entender melhor as dificuldades e respeitar o tempo que o seu familiar precisa para aceitar o problema. Mantenha uma atitude positiva e conversem abertamente sobre os desafios e receios relativamente a este processo.

2. Mantenha contacto visual e fale de forma clara
Ao conversar com o seu familiar, é importante encurtar a distância, manter o contacto visual e falar de forma clara e articulada. Fale num tom de voz normal, sem gritar ou exagerar ao pronunciar as palavras. Evite falar de costas e certifique-se de que o seu familiar consegue ver os seus lábios.

3. Utilize a tecnologia a seu favor
Atualmente, temos à nossa disposição alguns recursos tecnológicos e de comunicação que podem ser utilizados para ajudar um familiar com perda auditiva. Alguns exemplos são:
– Legendas
Mesmo que o programa ou filme seja em português, a maior parte dos dispositivos de hoje permitem colocar legendas. Esta opção ajuda à compreensão do que está a ser dito.
Aparelhos Auditivos
Os Aparelhos Auditivos são dispositivos médicos que permitem compensar as dificuldades auditivas e garantir uma audição próxima do normal.

4. Incentive a procura de ajuda de um profissional
Aos primeiros sinais de perda auditiva é importante procurar ajuda de um profissional de saúde. Encoraje o seu familiar a procurar um médico otorrinolaringologista ou um audiologista para avaliar a audição e indicar o tratamento mais adequado. 
Para além de agendar uma avaliação auditiva, é importante acompanhar o seu familiar à consulta. Dessa forma, pode ajudar na comunicação e interação com o audiologista e colocar todas as questões necessárias ao especialista.

5. Seja paciente e compreensivo
Por fim, é importante ser paciente e compreensivo com o seu familiar. A perda auditiva pode ser frustrante e uma fonte de stress para a pessoa, e é importante que ofereça suporte emocional e seja empático. Encoraje o seu familiar a falar abertamente sobre as dificuldades e mostre-se disponível para ajudar no que for preciso.

Ajudar um familiar com perda auditiva requer paciência, compreensão e disposição para explorar recursos de comunicação e ajuda profissional. Com estas dicas, pode ajudar o seu familiar a lidar melhor com a perda auditiva e a melhorar a sua qualidade de vida.

Palavras chave em destaque

Artigos relacionados

plugins premium WordPress