Primeira consulta de avaliação auditiva: guia passo a passo
Caso tenha alguma dúvida ou receio sobre o que acontece antes e após um exame auditivo, vamos dar-lhe o passo a passo para que você possa preparar para a sua consulta de avaliação auditiva.
Passo 1: antes da consulta
Antes do seu exame auditivo, converse com os seus familiares e amigos e pergunte se notam alguma dificuldade de comunicação com você. Pode perguntar-lhes, por exemplo, se acham que você pede muitas vezes para repetir.
Reflita sobre se tem maior dificuldade em ouvir em determinados ambientes (por exemplo num restaurante ou ao telefone). Registe todas as questões ou dúvidas que tenha sobre a sua audição, para que não se esqueça de as fazer em consulta.
Anote todas as informação porque será útil para transmitir ao Fonoaudiólogo, na sua consulta.
Passo 2: Vá acompanhado de um amigo ou familiar
É importante ir acompanhado de um familiar ou amigo próximo, uma vez que esta pessoa pode ajudar a identificar situações específicas nas quais a sua perda auditiva é mais percetível.
O Fonoaudiólogo pode inclusive realizar um teste auditivo usando a voz familiar de quem o acompanha. É muito mais fácil ignorar que tem um problema auditivo se não tiver outra pessoa para lhe dar uma perspetiva adicional.
Passo 3: a consulta
A primeira parte da consulta de avaliação auditiva tem por objetivo conhecer o seu historial clínico, estilo de vida e possíveis dificuldades auditivas já identificadas. Este é o momento para partilhar as informações recolhidas no passo 1.
Seja honesto! Quanto mais completa for estas informações, maior será a capacidade de o Fonoaudiólogo ir ao encontro das suas necessidades.
Após esta conversa inicial, o Fonoaudiólogo irá fazer todos os exames auditivos necessários a uma avaliação auditiva completa.
Passo 4: próximos passos
Após os exames, o Fonoaudiólogo irá explicar-lhe detalhadamente os resultados. Caso se venha a confirmar uma perda auditiva, irá poder relacionar esses resultados, com as dificuldades que sente.
Caso a sua perda auditiva seja reversível, o Fonoaudiólogo irá encaminhá-lo para o seu médico otorrinolaringologista.
Se a perda auditiva for irreversível, poderá ficar a conhecer, na mesma consulta, as soluções auditivas ajustadas ao seu caso.
Se a sua audição ainda se encontrar dentro dos parâmetros da normalidade são boas notícias! O Fonoaudiólogo poderá dar-lhe algumas recomendações para cuidar da sua audição e prolongar a sua saúde auditiva. É fundamental que repita a avaliação auditiva anualmente, tal como faz outros check ups à sua saúde.