O QUE ESPERAR NA SUA PRIMEIRA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA EM AUDIÇÃO

O QUE ESPERAR NA SUA PRIMEIRA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA EM AUDIÇÃO

O QUE ESPERAR NA SUA PRIMEIRA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA EM AUDIÇÃO

Leva tempo para se acostumar com a ideia de usar aparelhos auditivos. Talvez você tenha ido ao médico, aprendido sobre perda auditiva online e conversado com amigos e familiares sobre sua perda auditiva. Agora é hora de marcar uma consulta com um fonoaudiólogo. O que você pode esperar dessa primeira consulta? Vamos te acompanhar nela passo a passo.

Você marcou uma consulta com um especialista em audição – bom para você! Agora, aqui está o que acontecerá quando você visitar este profissional. 

A conversa inicial
Quando você aparecer para sua consulta, a primeira coisa que você fará (após as apresentações) é conversar sobre porque você está lá, como está enfrentando sua perda auditiva e como seus amigos e familiares podem experimentá-la.

É importante que o fonoaudiólogo entenda sua vida diária e suas necessidades, para que possa encontrar o melhor aparelho auditivo para você. Não apenas sua perda auditiva é única, mas você e a maneira como você vive sua vida também são. Talvez você seja uma pessoa ocupada que experimenta diferentes ambientes sonoros todos os dias. Ou talvez a maior parte do seu dia seja calmo e tranquilo. São duas vidas muito diferentes que podem se beneficiar de soluções auditivas diferentes.

Uma boa ideia é trazer alguém próximo a você para a consulta para que ele possa apoiá-lo e oferecer sua perspectiva sobre sua perda auditiva. E, claro, te ajudar a lembrar de todos os detalhes!

O teste de audição
Agora você fará o teste de audição, também chamado de teste de tom puro. O fonoaudiólogo medirá o quão bem você ouve sons e fala e tentará encontrar o nível de som mais suave que você pode detectar para uma faixa de frequências. Isso dará a ele uma imagem de sua perda auditiva em cada ouvido e mapeará como você ouve os sons mais importantes em sua vida diária.

O teste auditivo geralmente é realizado em uma sala ou cabine à prova de som com fones de ouvido, testando uma orelha de cada vez em diferentes volumes e frequências. Tudo o que você precisa fazer é responder quando puder ouvir o som – por exemplo, pressionando um botão. Mais tarde, você receberá os resultados explicados em um audiograma. O teste não demora muito e não dói!

O teste de fala
Um teste de fala não é necessariamente algo que você terá que fazer. Mas se for solicitado, você colocará fones de ouvido e repetirá palavras e frases enquanto estiver ouvindo. Você também pode ser solicitado a repeti-los tão suavemente enquanto ouve. No final, os sons serão tão suaves que você não poderá ouvi-los.

O audiograma
Após o teste, você poderá ver seu audiograma! Um audiograma é um mapeamento completo do seu sentido de audição em ambas as orelhas. Ele fornece uma descrição detalhada e mostra o quão suave um som pode ficar antes de ser inaudível para você. Um limiar auditivo entre 0 e 25 dB é considerado normal.

O audiograma ajuda a determinar a gravidade da sua perda auditiva. O especialista em audição explicará os detalhes para você – lembre-se de perguntar novamente se houver algo que você não entenda.

A imagem completa
O especialista em audição pode introduzir outros testes de perda auditiva que não mencionamos aqui. Com base em tudo isso, ele agora tem uma visão geral da sua perda auditiva. Você aprenderá como está sua audição em ambos os ouvidos e quão bem cada um deles pode ouvir o tom baixo e o tom alto.

Com base nos testes, o fonoaudiólogo sugerirá a melhor solução auditiva para sua perda auditiva exclusiva, seu orçamento e sua vida diária.

Os próximos passos
Assim que você e seu fonoaudiólogo decidirem sobre um aparelho auditivo, você fará a primeira adaptação do aparelho. O especialista em audição calibrará o aparelho auditivo para se adequar à sua perda auditiva e mostrará como usá-lo e limpá-lo. Eles também mostrarão como colocá-lo corretamente. Agora você terá algumas semanas para experimentar o aparelho na vida real e retornar para um ajuste fino.

Geralmente, as pessoas ficam satisfeitas com seus aparelhos auditivos após dois ou três ajustes finos. Se você ainda tiver problemas com eles depois disso, seu especialista em audição o ajudará a encontrar uma solução auditiva melhor para você.

Palavras chave em destaque

Artigos relacionados

plugins premium WordPress