O Dia das Bruxas está chegando! E enquanto fantasias bem executadas não são o suficiente para te assustar, saiba que alguns sons podem! Mas o som é realmente apenas vibrações – então por que algumas vibrações provocam medo instantâneo?
Tudo está ligado a biologia, nossos cérebros evoluíram para temer o que é chamado de sons não lineares. Sons não lineares são ondas sonoras que têm uma amplitude muito alta e um volume maior em comparação com outros sons. Eles geralmente contêm saltos de frequência, harmonias fora do padrão ou caos e ruído – e você pode produzi-los alterando abruptamente a frequência dos instrumentos acústicos.
Sons não lineares, como o choro de um animal ou um grito humano, nos assustam porque se estendem além da capacidade normal das cordas vocais. E nossos cérebros evoluíram para entender a anormalidade nesses sons, então sabemos instantaneamente que algo está errado ou que há perigo por perto. Na verdade, nossos cérebros reagem a esses sons tão rápido que até mesmo o próprio cérebro não sabe o que está acontecendo até que reagimos. Isso é simplesmente um mecanismo de sobrevivência.
VOCÊ SABIA?
A audição é um sentido mecânico que percorre apenas cinco nervos antes de você reagir. O processo termina antes que seu cérebro realmente entenda o que aconteceu.
Um extenso estudo mostrou que os filmes (particular os filmes de terror) estão cheios de sons não lineares que visam tornar o que estamos assistindo mais cativante. Os cineastas os usaram intencionalmente para nos assustar? Provavelmente, mas uma coisa é certa: mesmo que as imagens possam ser assustadoras, a biologia evolutiva nos fez ter mais medo de certos sons. Então, se você se assusta facilmente, certifique-se de silenciar as piores cenas de áudio de seus próximos filmes de terror e divirta-se!