Quais as diferenças entre Aparelho Auditivo e Amplificador?

Quais as diferenças entre Aparelho Auditivo e Amplificador?

Quais as diferenças entre Aparelho Auditivo e Amplificador?

O Aparelho Auditivo e o amplificador são equipamentos que têm como função principal amplificar as ondas sonoras para que uma pessoa possa ouvir os sons no ambiente a seu redor. Entretanto, as semelhanças param por aí. Inclusive, somente o aparelho auditivo é indicado para quem tem perda auditiva. Confira no artigo quais as diferenças entre o aparelho auditivo e o amplificador e entenda a importância de tratar a sua audição da maneira correta.

Também é importante lembrar que o usuário do aparelho auditivo tem suporte completo do centro auditivo e acompanhamento constante do fonoaudiólogo. O profissional tem experiência e conhecimento do assunto. O especialista participa de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva, desde o diagnóstico e indicação para o uso do aparelho até a realização de acompanhamentos periódicos.

Como funciona o aparelho auditivo
Agora que você já sabe que o aparelho auditivo é o equipamento mais indicado para quem tem perda auditiva, é importante entender com o ele funciona. O aparelho é composto por três partes principais: microfone, amplificador e o receptor. O microfone capta o som, que é processado pelo chip e enviado amplificado ao receptor. Os sons são transmitidos pelo receptor para o ouvido interno, que os transforma em impulsos elétricos. Finalmente, o cérebro capta esses impulsos e o usuário consegue escutar com excelente qualidade sonora.

Desenvolvidos com tecnologia de ponta, os aparelhos auditivos oferecem uma série de funcionalidades, como atender ligações telefônicas ou se conectar à televisão e ao celular. Existem três tipos principais tipos de aparelho auditivo: o retroauricular (BTE), receptor no canal (RIC) e os intracanais customizados, que são indicados de acordo com o grau de perda auditiva, adaptação e formato do canal auditivo. Um deles é ideal para você.

Prejuízos à saúde
Portanto, apesar do preço do amplificador parecer atrativo e ter a possibilidade de ser adquirido pela internet, o equipamento não atende as necessidades de pacientes com deficiência auditiva. Pelo contrário. O uso frequente do amplificador pode até trazer prejuízos à audição e aumentar o grau da perda auditiva. Isso porque ele funciona como uma espécie de fone de ouvido. Dependendo do tempo de exposição e intensidade, o som alto mata as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo.

Ignorar a perda auditiva e deixar de procurar tratamento adequado e com um profissional especializado traz outros prejuízos à saúde. Além das complicações relacionadas à perda de audição propriamente dita, a deficiência auditiva não tratada coloca em risco a saúde física e mental. Cansaço excessivo, depressão, redução da capacidade cognitiva e dificuldade de aprendizagem são alguns dos problemas associados. Por isso, não brinque com a sua saúde. Faça um check-up auditivo com frequência e trate sua audição corretamente.

Assistência Técnica
Na AUDICENTER WIDEX o paciente tem assistência completa e permanente, sem prazo para acabar e nenhum custo adicional! Nossos profissionais estão à disposição do usuário para realizar os ajustes na programação do aparelho auditivo sempre que for necessário.

 

Palavras chave em destaque

Artigos relacionados

plugins premium WordPress