Impacto do Uso de Aparelhos Auditivos
Voltar a ouvir
Numa fase inicial, após o diagnóstico, é normal a pessoa com perda auditiva entrar em negação e rejeitar o tratamento ou a ideia de usar aparelhos auditivos. Isso acontece por desconhecimento sobre a área da Reabilitação Auditiva e sobre os benefícios que a mesma pode trazer à pessoa com perda auditiva. O uso de aparelhos auditivos permite continuar a usufruir dos sons da sua vida em casa, no trabalho e no convívio social.
Todos os aparelhos auditivos são constituídos por microfone, amplificador e recetor. Estes três componentes atuam para entregar ao utilizador os sons que antes de utilizar os aparelhos auditivos não ouvia. Também é importante reforçar que todos os aparelhos auditivos ajudam a ouvir melhor, do mais básico ao mais sofisticado. A grande diferença entre os modelos está nos recursos que proporcionam um maior conforto e nas também soluções especialmente desenhadas a pensar nas necessidades específicas do utilizador.
Harmonia familiar
Quando alguém sofre de perda auditiva, todo o círculo familiar passa por mudanças. Isto acontece porque a comunicação fica comprometida e os problemas aparecem: o volume da TV, a falta de interação em conversas, a irritabilidade, o isolamento e problemas de relacionamento. Porém, o uso dos aparelhos auditivos ajuda a resolver estas questões, o utilizador sente-se mais confiante e toda a família pode manter uma relação saudável e feliz.
Melhor performance no trabalho
A interação faz parte da rotina de trabalho de todos nós. É sempre necessário conversar com alguém, seja em reuniões online, a atender clientes, a alinhar informações com colegas, equipa ou liderança. Com aparelhos auditivos estas relações tornam-se descomplicadas, porque quem tem perda auditiva consegue comunicar normalmente, sem grande esforço. Assim, é possível que a pessoa desempenhe a sua função profissional com confiança e tranquilidade, inclusive, podendo a utilização de aparelhos auditivos contribuir para melhorar a sua performance e ascensão na carreira.
Diminuição dos níveis de stress
O uso de aparelhos auditivos também ajuda a controlar os níveis de stress. E menos stress significa a prevenção do desenvolvimento de outros problemas associados a danos auditivos, como o zumbido no ouvido, doenças do foro psicológico, doenças cardiovasculares, insónias, etc.
Alívio do zumbido
Sabia que os aparelhos auditivos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de quem sofre de zumbido no ouvido? O zumbido (ou tinnitus) é um sintoma no qual o paciente tem a sensação de perceção de um som no ouvido sem haver uma fonte física ou causa externa identificável.
Os aparelhos auditivos que ajudam a aliviar o zumbido o ouvido, são dispositivos com uma tecnologia que funciona com terapias para treinar o cérebro a parar de ouvir os zumbidos tonais. O principal objetivo é utilizar a estimulação acústica (som) para ativar e estimular toda a região auditiva do cérebro, restabelecendo assim, a atividade neural normal, ou seja, fazendo com que o paciente deixe de perceber o zumbido com o passar do tempo.
Saúde mental e prevenção à depressão
Outra grande vantagem do uso de aparelhos auditivos é a possibilidade de prevenir a depressão e outros transtornos psicológicos. Isto porque, devido à contínua interação social que o dispositivo permite, o utilizador não se isola e nem se sente constrangido entre amigos e familiares. Com os aparelhos auditivos, as pessoas podem manter a vida social normalmente e viver com mais saúde mental ao continuarem a realizar as atividades de que mais gostam.
Reabilitação auditiva é qualidade de vida!
Os aparelhos auditivos podem transformar vidas. Não adie a sua felicidade ou a de alguém importante para si. Se tiver sido diagnosticado com perda auditiva ou se for o caso de um amigo ou familiar, confie no tratamento e nos benefícios destes dispositivos.
Se estiver a perguntar-se: mas afinal quanto custa um aparelho auditivo. A resposta é: o preço irá variar de acordo com cada modelo e tecnologia. O primeiro passo será marcar uma avaliação auditiva gratuita com um audiologista e solicitar o orçamento para a sua situação especifica.