A tireoide é uma glândula endócrina situada na zona do pescoço e tem uma importância fulcral no bom funcionamento do organismo. É responsável pela secreção de hormonas que intervêm na regulação de diversos mecanismos fisiológicos, entre eles: a frequência cardíaca, o metabolismo celular, o sistema digestivo, a regulação térmica, por exemplo.
A disfunção da tireoide manifesta-se através de condições clínicas particulares, sendo as mais comuns:
O hipotireoidismo: quando há produção hormonal insuficiente;
O hipertireoidismo: quando essa produção é excessiva;
Os nódulos na tiroide;
Bócio: quando há um aumento do volume da tiroide;
O cancro da tiroide.
É importante salientar que cada uma destas patologias, além de apresentarem uma variedade de sintomas físicos distintos, exigem também o controlo de outro tipo de sintomatologia, nomeadamente do foro psicológico, pois as pessoas que padecem de disfunção da tireoide são suscetíveis a quadros de depressão, ansiedade, insónias, por exemplo. Isto porque a doença pode condicionar bastante a sua rotina diária e, por isso, importa estar atento a eventuais sinais de alerta.
Tireoide e saúde auditiva: qual a relação?
Há determinadas patologias da tireoide que também afetam a saúde auditiva. Há, inclusive, relatos de pacientes que referem que a tiroide provoca zumbido no ouvido.
A verdade é que estudos demonstram que o hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem contribuir para cenários de perda auditiva, zumbido e de perda de equilíbrio, nomeadamente através das seguintes condições clínicas:
Síndrome de Pendred: um distúrbio genético que causa perda auditiva precoce em crianças, e que frequentemente leva ao desenvolvimento de bócio;
Doença de Graves: uma das causas conhecidas de hipertireoidismo. A este respeito, importa frisar que o hipertireoidismo causa zumbido no ouvido;
Doença de Hashimoto: conhecida como causa comum de hipotireoidismo. No que respeita à saúde auditiva, o hipotireoidismo e zumbido no ouvido estão muitas vezes relacionados.
De igual forma, o tratamento contra o cancro da tireoide por meio de radioterapia também pode causar perda auditiva. Estudos demonstram que pacientes submetidos à radiação contra este tipo de cancro apresentam maior propensão à perda auditiva. Por essa razão, o envolvimento de um Otorrino no tratamento, a fim de minimizar possíveis danos, é altamente recomendado.